sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alunos da 6ª série (7º ano) do Colégio Objetivo

Correção dos exercícios realizados em sala no dia 17/11/11

1) Qual foi o objetivo principal que motivou a colonização portuguesa no Brasil?
r: Primeiramente devemos considerar que o território não estando colonizado estava correndo perigo, pois sofria constantes ameaças do países que ficaram de fora do Tratado de Tordesilhas. Além disso, o comércio com as Índias já não estava rendendo mais o que rendia antes, obrigando a coroa portuhuesa encontrar novas alternativas e colonizar o Brasil parecia ser a mais viável.

2) Descreva a importância de Martim Afonso de Souza:
r: Dentre outras coisas ele se detaca por ter sido o responsável pela primeira expedição colonizadora oficial. Fundou a primeira vila (São Vicente) e também fundou o primeiro Engenho de Açúcar.

3) Explique o que foi o Sistema de Capitanias Hereditárias:
r: Foi a forma que Portugal encontrou para colonizar o Brasil sem ter muitas despesas já que todo investimento ficaria por conta do capitão donatário. Portugal dividiu o Brasil em lotes e entregou a nobres que ficaram responsáveis por fazer todo o investimento necessário à colonização.

4) O Sistema de Capitanias deu certo? Justifique sua resposta.
r: Não deu certo. As razões que justificam o fracasso são, dentre outros, tamanho dos lotes, falta de apoio da coroa, clima e solo desconhecido pelos colonos, população nativa hostil, etc.

5) Cite quem foram os governadores gerais e aponte a principal realização de cada um:
r: Tomá de Souza: trouxe com ele os Jesuítas e fundou a cidade de Salvador. Duarte da Costa: no seu governo houve a invasão dos franceses ao Rio de Janeiro. Houve a fundação de São Paulo no seu governo. Mem de Sá: Dentre suas realizações está a expulsão dos franceses, a fundação do Rio de Janeiro, além de ter sido o melhor governador geral que o Brasil teve.

6) Descrever como foi organizada a colonização do Brasil:
r: Atendeu aos preceitos do mercantilismo. Teve como base o sistema colonial que primava pela escravidão, latifúndio e monocultura.

Leiam com atenção. Estudem muito.

Espero que todos façam um boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário